segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pilar-PB: Cidade Educadora ?!



Foto: Google Imagens.



    
      Segundo dados históricos, em 14 de setembro de 1758 D. Maria I, a Louca, concedeu ao povoado aqui existente, o nome de Vila do Pilar dos Cariris de Baixo. Regressemos aos anos finais do século XVIII e percebamos o quão era próspera a Vila do Pilar; mesmo com ruas não tão definidas, já apresentava como elementos de sua composição paisagística algumas propriedades imóveis, tais como: A antiga Igreja Matriz, o Sobrado do Comendador Quincas Napoleão e a Casa de Câmara e Cadeia.
       Faço convite para que percebas, sem usar de esforços maiores, na Vila o Pilar do século XVIII (composta por três prédios e ruas indefinidas) um índice de desenvolvimento superior ao que nos é apresentado nos dias atuais.
    Passaram-se 254 anos e, de forma lamentável, Pilar-PB continua a seguir o seu caminho pelo avesso. Ainda assim, no ano de 1999, o berço de José Lins do Rego foi a primeira cidade brasileira a ser aceita como membro da Associação Internacional de cidades Educadoras com sede em Barcelona – (Espanha).
     Provoca-me risos incessantes a forma que a mísera elite local ousa confundir a teoria com a prática. Todavia, não posso negar – mesmo não aceitando – o fato de que o município de Pilar – PB é uma cidade educadora. Contudo, é esta uma teoria.
    Tendo como base teórica a Carta e Estatutos de Associação Internacional das Cidades Educadoras, farei cair por terra, a máscara responsável por ocultar os defeitos da cidade de Pilar para que a mesma viesse ser considerada cidade educadora no ano de 1999.
     Tratarei de realizar uma análise das qualidades necessárias para que uma cidade possa ser considerada merecedora de tal título. Destarte, provarei que neste “ilustre torrão”, a teoria e a prática não ocupam o mesmo plano.

Um comentário:

  1. Se Pilar ganha tal título do jeito que está, defendo o pensamento que quando alcançar o status de "Cidade" (com 'C' maiúsculo) vai ganhar o Nobel! É cada "piada" que vejo diariamente! Prosperidade educacional aqui? Irônico não?

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...