terça-feira, 26 de março de 2013

A visão deturpada do CONSELHO TUTELAR.

   
Foto: Google Imagens.
       Os munícipes de Pilar-PB no dia 14 de Abril serão convocados para escolher seus conselheiros tutelares.
        Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, por incrível que pareça, não é pré-requisito para a candidatura a Conselheiro Tutelar. Porém, o seu desconhecimento pode ser motivo de cassação mesmo que o conselheiro esteja eleito e no exercício de seu mandato. Entretanto, o ponto principal do texto que estás a ler, vai mais além.
        De forma lamentável a candidatura para Conselheiro Tutelar está servindo de ensaio para uma possível campanha política futuramente. É duro, mas em nome do carinho a diversas criancinhas: ESTÃO A COMPRAR VOTOS. Tem alma oferecendo o que não tem com intuito de se eleger. Tais praticantes de atos tão nefastos, de fato possuem a capacidade de exercer um cargo tão importante?! 
       Neste cenário tão dúbio, há diversas coisas a se pensar com cautela. Como por exemplo, as práticas que foram protagonizadas pelo Conselho Tutelar do Município a fim de combater certas irregularidades contra criança e adolescentes. Será que existem?
     Percebe-se grande desinteresse por parte da população em relação a questões como estas. O comum é votar para conceder um emprego a uma certa pessoa que muitas vezes não possui capacidade necessária para exercer o cargo, mas que é estimado devido o grau de amizade existente. Sem dúvida, tal episódio representa algo muito trágico. Aí está a causa de certos males aqui apresentes.
      Tenho absoluta certeza de que neste universo pós-moderno no qual estamos inseridos, o principal motivo de preocupação de uma criança não é mais com que lápis de cor pintar o papel. E sim com  qual deles apagar um passado traumatizante de suas vidas.
    Magnânimo é o poder da onda alienante, pois em um passe de mágica tupiniquim, conseguem alterar a estrutura semântica da expressão Conselho Tutelar para Cabide de Emprego. Tudo em nome da amizade que se tem.

8 comentários:

  1. Infelizmente Pilar é uma cidade de "piadas", assim com é o nosso Brasil. Conselheiro Tutelar é algo sério, de posição maior, onde no mínimo uma formação superior deveria ser requerida, inclusive o conhecimento profundo em hermenêutica legislativas, como por exemplo o total domínio do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (além de profunda aptidão humanística, social, cível...). O cargo é função de seríssima atuação, porém infelizmente aqui e em muitos outros lugares, a inversão de competências e valores é rentável, assim como uma oportunidade de "cabide de emprego" torna-se sustentável.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, muitos entram a uma candidatura desse tipo como forma de conquistarem um "emprego", pois o que acontece é que a falta de conhecimento e muitas vezes até de competência para conquistar algo mais seguro para sua vida os obriga a agirem dessa maneira. E sem deixar de lembrar na pouca falta ou até ausência de conhecimentos acerca do ECA, isso é outro fator preocupante.Mas infelizmente o próprio sistema seja ele juduciário, executivo ou legislativo são os principais pela desorganização na conjutura política, social e econômica do nosso país, porque se não o fosse tudo seria diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Falta uma melhor organização. Enquanto assim permanecer, não teremos um Conselho Tutelar eficiente. Estando sempre a desejar no que se refere a questões de extrema importância em nosso país e também no município de Pilar-PB.

      Agradeço por Manifestar sua Opinião. Forte Abraço!

      Excluir
  3. Coisas de um país do 3º MUNDO, coisas de Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Não por ser de 1º, 2º ou 3º mundo, acho que isso é coisa de cultura e que deve ser mudada agora, seja à flor, seja à força.. foi assim que hoje se constituiu o Brasil à força da flor, que vemos despetalar e morrer, deveras devemos fiscalizar embater em nome da sociedade, e fazer mudar, fazê-los fazer.
    Nettoh Pontes

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...