quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DEDICAÇÃO em 3D



O movimento artístico literário, que surgiu no século XX tratando as formas da natureza através de formas geométricas, representando as partes de um objeto em um mesmo plano denomina-se Cubismo. Do ponto de vista histórico, o movimento se iniciou a partir das obra de Paul Cézanne que considerava que a pintura deveria conceber as formas da natureza como se fossem esferas, cones, cilindros, losangos, etc. 

Contudo, Pablo Picasso teve um maior destaque. Sua obra "Las Demoiselles d'Avignon" de 1907 trouxe referências fortíssimas às mascaras africanas, responsáveis por influenciar o movimento cubista ainda em sua fase inicial.
Com intuito de trazer uma visão múltipla,pluralizada, o movimento cubista trouxe para a poesia a preocupação com a disposição gráfica do poema. Destarte, o "irrelevante" espaço em branco da folha de papel passa a fazer parte da obra.

A partir de estudos realizados sobre o movimento cubista, as alunas: Andressa Dumont, Alessa Rafaela, Cintya Gomes, Joyce Carline, Joice Silva, Risélia Silva, Severino Ramos e Tarciana Joyce do 3º ano "A" da E.E.E.F.M. JOSÉ LINS DO REGO, de Pilar-PB produziram um belo poema que atende as características tipicas de um movimento tão múltiplo e que exerceu forte influencia na Semana de Arte Moderna de 1922.

Podemos facilmente depreender o intuito da obra, ou seja, o de não só tratar o relacionamento em si, como sendo algo dúbio e completo, mas também o de demonstrar os elementos que compõe a aura espiritual e psicológica de cada individuo independente de qualquer fator distintivo. Houve uma quebra da unidade, que por sua vez, transformou-se diversas partes a compor um mesmo plano. Sem dúvida, trata-se de um poema bem construído e intencionado, pois nos convida a realizar uma introspecção sucinta e minuciosa.

O poema fará parte do minilivro de poesias e imagens inspiradas nas Vanguardas Europeias e que em breve estará a disposição de todo corpo escolar.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...