segunda-feira, 25 de março de 2013

A semana santa em Pilar-PB


Fonte: Google Imagens.  Autor: Ziraldo.
          O ato de comer peixe na semana santa, faz parte da tradição e da vocação cristã. É uma forma de se praticar o jejum e a abstinência. Ou seja, é uma prática de devoção tipica indicado pela igreja no tempo da quaresma. 
         Mas com a crise que paira na Vila Real do Pilar, dificilmente o peixe estará presente na mesa de todos os cidadãos. O atraso salarial tem sido motivo de muita preocupação. Já motivo de desconhecimento é a real causa de tanta desgraça acometer o município nos últimos tempos. Além de problemas salariais, verifica-se atraso em obras (creche,praças, conjunto habitacional, etc.) consideradas importantes e que precisam sair do papel. Enquanto todos perecerem calados, não reivindicarem seus direitos, teremos esse cenário de desolação. Pilar-PB esmorece a cada dia à sombra de José Lins do Rego. 
        Ao passo que escrevo, estou a indagar: De que se orgulharia esta cidade, se não tivesse Zé Lins aqui nascido, tampouco tivesse passado D. Pedro II para provar das águas ruins aqui presentes?! 
        Deixemos tais almas continuarem seus descansos e foquemos a figura do peixe que poderá estar no prato dos munícipes. Não precisa pensar tanto! Estou a falar do "peixe dado". Bom, para que soe melhor em teus ouvidos internos leitor, modificarei tal expressão destacada para "peixe concedido". Pois desta forma, a carga semântica diminui. 
        Meu principal intuito é fazê-lo enxergar o que está oculto em cada peixe que poderá ser distribuído gratuitamente. Nesta época devoniana, "eles" vendarão os teus olhos, em seguida, te colocarão para andar em filas. Destarte, seguirás o teu mísero destino, assim como os animais prestes a ser marcado pelo dono. Os currais eleitorais se pós-modernizaram.
        Analisando a situação de desordem na qual encontra-se esta pequenina cidade, afirmo sem medo de errar, que a personalidade política ou que a mando dela, resolver saudar a população oferecendo-lhes peixes neste período sacrossanto, estará sem dúvida, objetivando sua promoção. Isto é, estará almejando garantir um "outubro" próspero. Atentem meus caros. "Errar não é humano. Depende de quem erra"(Renato Russo).



2 comentários:

  1. Meu caro Joan, mais uma vez e com precisão hábil no jeito elegante com que escreves, e com a honestidade e compromisso social, cristão e literário de tornar este espaço uma esperança para o despertar de um sono profundo de um povo pacato que ainda insiste em acreditar em entidades sem áurea pulsante,tornando-se imóveis e de fácil manipulação, cuja realidade se faz típica aos escombros do engenho Corredor. Que Deus os ajude na interpretação dos fatos políticos e os livre de um sórdido futuro onde verão inevitavelmente seus filhos perecerem. É hora de acordar da indolência. Parabéns Joan Saulo, pelo texto, e por este espaço interativo.

    Pr. Rogério Soares Evangelista.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns pela belíssima crônica!!!
    Apesar da triste realidade que passa o nosso povo.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...