quarta-feira, 3 de abril de 2013

Notícia: Pilar tem Educação!

         
Foto: Google Imagens.


              As redes sociais nos possibilitam estabelecer interatividade mesmo estando distantes. Em detrimento de tantos acontecimentos neste mundo pós-moderno, chego a indagar sobre o que estava a pensar o Titã Prometeu ao ensinar a arte do fogo aos seres humanos?!
Bom, através de meus globos oculares, os meus tímpanos foram bombardeados com uma notícia positiva em relação a cidade de Pilar-PB. Fico surpreso ao passo que também deixo emergir de meu interior uma aura de felicidade com ar temeroso extremamente forte. Mas notícias positivas de fato representam algo bom ou não, dependendo das circunstâncias. Coube ao Facebook o papel de anunciar a "boa nova". O Blogger Ciclo das 6existências vai explicitar do que se trata afinal.
         Não ousarei parafrasear, pois prefiro citar tal como foi expresso de modo escrito pelo autor em sua linha do tempo no Facebook. Vejamos:  
                                      PILAR TEM EDUCACAO!
                 Que alegria senti nesta manha ao visitar a Secretaria da Educacão do município de Pilar. Em conversa com a Secretaria ela informava e mostrava o que já havia conquistado. Minha pequena contribuição com a implantação/ desenvolvimento/ propostas/ projetos do Plano de Ações Articuladas - PAR, reformas e ampliações de unidades educacionais, capacitação... Dentre outros, quando estive de agosto 2009 a dezembro de 2011 na gestão desta tão importante pasta. As conquistas da atual gestora sao: reformas de unidades educacionais, planejamento, recebimento de veículos através do PAR, distribuicao de material escolar para todos os alunos, reforma da sede da Secretaria, etc. Fico feliz e desejo que muitos outros avanços sejam realizados. Parabéns!         
(Linaldo Guerra).                                                                                                                              
            De fato, com tantas expectativas contidas no que está supracitado, revelo que sem dúvida é esta uma boa notícia. Não quero apenas está a mostrar o lado podre da belíssima estrutura que acomodou a Majestade Imperial e seus cavalos reais nos tempos de outrora. Espero que tenham compromisso para com a educação de modo verdadeiro, sem exaltar o oculto e insano de forma elíptica. Infelizmente, este ainda é um tabu a ser quebrado.   Necessita-se de mais investimentos, deve-se ir além, até porque Pilar é a 1ª cidade do Brasil aceita como membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras com sede em Barcelona - Espanha. Queira os deuses que  tais reformas sejam capazes de viabilizar espaços físicos mais adequados para o contingente docente e discente, que implementem um melhor sistema de ensino voltado para a sócio interatividade, que seja quebrado a aura opressora de um sistema educacional atrasado em inúmeros aspectos, pois além de material escolar, nossas crianças necessitam de uma educação de qualidade. Para isso, temos que solidificar a base ainda então comprometida, ou seja, temos que capacitar os nossos professores, pois ainda estão sendo vitimados pelo sistema opressor, descomprometido, sagaz, demagogo e estapafúrdio. O que foi divulgado a respeito da Secretaria de Educação representa uma notícia bestial, fico muito feliz por esta conquista anunciada.
          Contudo, ficarei mais feliz ainda, a ponto de alcançar o Nirvana, quando me certificar de que esta não é apenas uma mera teoria como tantas outras existentes no almanaque pilarense. Espero que com esta iniciativa, se tenha iniciado o processo de queda, pois Pilar-PB precisa cair....Para estarmos esperançosos de que este sistema um dia irá engatiar
          Considero ainda o uso do verbo "ter" empregado no título da notícia, incoerente com a real condição da educação municipal. Pois, foi usado no "presente do indicativo". Na verdade deveria está no tempo "futuro". Faço tal afirmação porque ainda depende de muitos fatores se chegar à toda essa realidade mencionada no comentário feito pelo autor. Mas, não custa sonhar.... Assim fazia Ícaro, o filho de Dédalo com a escrava de Perséphone que com penas de gaivota e cera de abelha criou uma asa para sair do labirinto, porém ousou chegar perto do sol de mais e acabou caindo no mar Egeu.

 









5 comentários:

  1. Falando ao estilo ciência da computação, vamos fazer um breve entendimento sobre um importante conceito da computação: alocações de memória (estática e dinâmica).

    Uma alocação de memória estática tem seu endereço fixado antes de iniciar a execução do programa, e a área de memória ocupada por ela se mantém constante durante toda a execução;

    Uma alocação de memória dinâmica pode ser criada ou eliminada durante a execução do programa, ocupando espaço na memória apenas enquanto está sendo utilizada.

    Fazendo uma analogia digamos que humilde e bem popular, modo estático armazena dados antes da execução, modo dinâmico durante a execução.

    Meu caro e ilustre Joan Saulo, "educação de qualidade" é uma expressão muito pesada para o nosso Brasil. Educação de verdade é Metodologia + Didática = Qualidade => Núcleo Z, infelizmente somos um país, onde estatísticas e status contam mais... Não adianta, estrutura é importantíssimo, mas Pilar e todos os outros municípios brasileiros esquecem do Núcleo Z, que enquanto o referido estiver em uma posição de memória estática (alocação estática), interesses são reservados previamente como é e sempre será nosso governo capitalista, a execução segue sempre linhas constantes e “memórias já postuladas”.

    Concluímos que o segredo do uso da expressão “educação de qualidade”, provavelmente venha a ser leve, quando o Núcleo Z estiver apenas em posição dinâmica de memória (alocação dinâmica), ou seja, nenhum interesse político governamental venha a ser predominante antes da execução do “bem fazer ao povo”, tecnicamente falando: tudo deveria ser “em tempo de compilação”.

    ResponderExcluir
  2. A situação da educação em Pilar é caos, apenas. Basta pegar o caderno de qualquer garoto da cidade e poderemos constatar tal descompromisso com o desenvolvimento educacional dos pilarenses. E, para explicar a desqualificação e não reciclagem da maioria esmagadora dos educadores, podemos perceber um discurso que culpabiliza os alunos (as vítimas)... esse discurso comunga com a proposta neoliberal que depois de jogar a educação no lixo e transformar boa parte do alunado em seres estandardizados, transfere a culpa de sua prática excludente para as vítimas, no intuito de maquiar a incompetência do Estado, e também da prefeitura(no caso de Pilar). A diferença é que nem seres estandardizados, técnicos, mão de obra para o mercado de trabalho, Pilar produz. Ou seja, tá foda viu...

    ResponderExcluir
  3. Estamos cansados de ouvir de cada secretário que comanda esta pasta (Secretaria da Educação) a preocupação com a educação do nosso município, não sei que preocupação é essa que o descaso continua, presenciamos a cada instante como é gritante a falta de merenda, a falta de água potável, material didático, etc. resumindo os gestores não tem compromisso, nem elaboram projetos que vise um melhor desenvolvimento na educação do nosso povo. O que precisamos é de pessoas compromissadas, que queiram mesmo assumir o papel e a bandeira da educação, que faça valer os direitos dos cidadãos e que tenham um trabalho centrado na realidade do nosso município.

    ResponderExcluir
  4. Recebi autorização para postar o comentário feito por Linaldo Guerra em relação a esta postagem acima.

    "Bom dia! Parabenizo pelo excelente blog, sucesso. Joan na verdade eu estive na secretaria com a finalidade de acertos finais sobre a eleicao do Conselho Tutelar de Pilar no proximo dia 14 de abril, e na oportunidade a Secretaria me informou e mostrou algumas vitorias nesses quase 100 dias de sua gestão, fiquei feliz pois vibro com as realizações pessoais e coletivas, e lembrei que tive uma pequena participação neste governo de agosto de 2009 a dezembro de 2011, já se vão quase dois anos que estou de fora, mas as iniciativas daquela oportunidade puderam ser realizadas, manutenção da menda escolar, reformas e ampliação em algumas escolas, o PAR que tem soltado na vinda de, me parece, seis ônibus novos, dentre outros. O que vira nao sei, podemos perguntar a secretaria, mas no ritmo que vai posso te assegurar que dias melhores virão. Grande abraco," (Linaldo Guerra).

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...