segunda-feira, 15 de julho de 2013

A DIFERENÇA ENTRE O NEGRO E O BRANCO



Gustavo estava fazendo o último ano da faculdade, após sua formação conseguiu um emprego de secretário. Quando o patrão viu Gustavo, não quis contratá-lo, porque era negro, mas ele teve que contratar porque não tinha ninguém com o mesmo currículo. Na faculdade, tirava as notas mais altas.

Nos primeiros dias foi difícil se comunicar, pois, seu patrão o tratava mal e por isso, Gustavo não olhava no rosto dele. Era tratado com diferença por causa de sua cor. Outros operários eram brancos e isso deixava Gustavo triste, porque ninguém interagia com ele.

Ao chegar em casa, à noite, a família o abraçava e ele esquecia o dia mal que havia tido. Dizia ele: 

Só trabalho nesse lugar, poque sustento meus pais e minhas duas irmãs. 

No outro dia Gustavo foi entregar um documento para o dono assinar. Tomou coragem e perguntou:

Porque me tratas mal?! É porque, sou negro e pobre? Tenho orgulho da minha cor. Eu trabalho e sou um homem digno. Nunca roubei nada de ninguém, tampouco irei roubar; Pois isso é desonesto. Por eu ser negro, não quer dizer que não mereço um emprego. Ganhei uma bolsa de estudos e me esforcei para ser o melhor da minha turma. Eu nunca tive nada fácil. Sempre tive que trabalhar para conseguir o que queria. Ninguém é melhor que eu, também não sou melhor que ninguém. Todos nós temos direitos iguais. 

Assim que Gustavo terminou de dizer o que queria, o seu patrão, Dr. Carlos Rayme, pediu desculpas e reconheceu que sempre esteve errado em relação aos pensamentos que tivera sobre aquele jovem.


                                                                         Rosimere Silva
                                                                    (Aluna do 9ºano "A")

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...