sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A REDAÇÃO NO ENEM 2013


Google Imagens

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013 está para acontecer no próximo mês (outubro). Dessa forma, é comum que os candidatos se deixem tomar pela ansiedade, que por sua vez, só tende a aumentar. Aproveitando a oportunidade, vários órgãos estão elaborando materiais, minicursos, além de simulados contendo provas de edições anteriores, instruções sobre a prova de redação e até sugestões de possíveis temas que possivelmente serão abordados pelo exame.

O fato preocupante está no perfil dos alunos que estarão submetidos ao exame, pois a carência da prática de leitura e escrita tem contribuído drasticamente para que a maioria dos candidatos se mostrem despreparados em relação a prova de redação. A dificuldade de vencer o desafio de uma folha em branco com tempo marcado, tem sido o grande vilão, visto que escrever tornou-se um problema que lamentavelmente está longe de ser resolvido.

Na tarde de ontem, o Portal do MEC (Ministério da Educação e Cultura) disponibilizou o guia do participante, que orienta os candidatos sobre a prova de redação. As provas de redação serão avaliadas com base em 5 competências que valem até 200 pontos.

I- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita: o candidato deve dominar a norma padrão da língua visto que há diferenças bastantes consideráveis entre a escrita e a fala. Neste sentido, a clareza textual deve ser mantida, pois a escrita é limitada e não apresenta-se da mesma forma que no diálogo oral, onde pode haver interrupções ou abordagens propositais com intuito de se obter a exata compreensão do que está sendo transmitido.

II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: para que possa elaborar um bom texto, o candidato deve necessariamente compreender a proposta de redação e saber aplicar diversos conceitos de áreas também distintas para desenvolver o tema proposto obedecendo, de forma fiel, as limitações estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

III- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: o candidato deve, portanto, saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações, além dos fatos e opiniões, assim como também os argumentos que atuarão em defesa de um ponto de vista a ser defendido. O tema deve ser apresentado de forma gradativa, condicionando informações novas, sem repetições, tampouco saltos temáticos, isto é, desvios do tema a ser seguido. Além disso, o texto não poderá apresentar desvios do mundo real e deve ser coerente com intuito de construir sentido no leitor que deverá ser considerado no momento e, que o texto estiver sendo produzido.

IV- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: Esta competência trata do uso devidamente correto dos diversos mecanismos linguísticos que são necessários para a construção da argumentação a ser produzida pelo candidato, como por exemplo, o emprego correto de preposições, conjunções, pronomes, etc.

V- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos: a elaboração de uma proposta de intervenção eficiente para o problema abordado deve está de acordo com os direitos humanos. Destarte, o candidato não poderá expressar certas opiniões de forma taxativas, ou seja, que demonstrem preconceito ou algo do tipo.

É imprescindível que todas as exigências sejam atendidas. Para isso, é importante que os candidatos tenham contato com o material de apoio disponibilizado pelo MEC; até porque se limitar a resolução de simulados e a produção de textos a partir de temas soltos, disponibilizados por algumas organizações e por alguns professores de forma inadequada, como sendo a chave para que o candidato garanta um bom desempenho na prova de redação não é nada proveitoso.
 Resta saber se de fato todos os candidatos estão preparados e conscientes de como serão avaliados, pois não se pode esperar que um texto surja de forma mágica, desprezando-se a ativação de um leque de conhecimentos que possibilitará a construção de ideias sólidas, coesas e coerentes.

Acesse o Guia do Participante - A Redação no ENEM 2013 clicando aqui:




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, ficarei feliz por isso...